terça-feira, 27 de agosto de 2013

Festival inicia neste sábado!!!!




No próximo sábado (31), abre o III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, no Teatro Municipal de Itajaí. O evento inicia às 20 horas com a apresentação da peça intitulada “O Rio”, uma produção do Teatro Didático da Unesp, de São Paulo.

Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal, das 13h às 19h. Os bilhetes custam R$ 20,00 inteiro e R$ 10,00 meia entrada (para estudantes, idosos e para quem levar um litro de leite).

O espetáculo "O Rio" não é uma ilustração do poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, mas uma criação autônoma onde o rio está subsumido à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.

O Teatro Didático da Unesp possui 20 anos de tradição no campo da criação teatral. Nos últimos quatro anos dedica-se ao desenvolvimento de uma linguagem teatral marcada por uma linguagem que atua na interface do teatro com as artes visuais. Apesar de estar ligado a uma Universidade, a profissionalização dos seus integrantes levou o trabalho do grupo para além dos portões universitários e da pesquisa acadêmica. Hoje, o grupo está inserido no contexto teatral, não somente do Estado de São Paulo, mas no próprio contexto do teatro brasileiro, sobretudo no que diz respeito ao universo do Teatro de Animação.


Além da apresentação da peça “O Rio”, o Teatro Didático da Unesp, será um dos grupos que irão ministrar oficinas durante o Festival. A oficina será a de Confecção e Manipulação de bonecos articulados, e será realizada às 09h nos dias 01º, 02 e 03 de setembro, na Casa da Cultura, com inscrição gratuita.

No jogo entre os diferentes elementos que compõem a cena, texto, atores, bonecos, objetos e que são equacionados no mesmo nível de importância na encenação, a sintaxe cabralina, em segundo plano, inspira a sintaxe visual, em primeiro plano, do Teatro Didático da Unesp, que, conjugados, resultaram em um espetáculo de imagens requintadas e imbuídas de poeticidade. Nesse contexto, a encenação de “O Rio” realiza-se como pura poesia para o olhar.

Confira a programação completa clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário