terça-feira, 3 de setembro de 2013

Encerrou nesta terça, a oficina de confecção e manipulação de bonecos

A Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Articulados, foi uma oportunidade para quem já trabalha na área artística aprender novas técnicas e linguagens teatrais. Intenção esta, das colegas Ana Luiza, Mônica Torinelle e Aline Ewald, que fazem parte do AECA - Alunos do Exercício Cênico Anchieta, grupo de jovens que estudam teatro em Itajaí. Elas participaram da oficina, realizada na Casa da Cultura Dide Brandão, que faz parte do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.

Fotos: SECOM/Itajaí
As atrizes explicam que nunca tinham confeccionado um boneco articulado, mas que foi uma experiência muito valiosa e produtiva. “Adorei participar da oficina, é uma formação muito importante para quem está na área. Apesar de trabalhoso, produzir um boneco está sendo muito divertido”, conta Ana Luiza.

Muita gente desenvolve com o tempo, o gosto pela arte. Já em outros casos, algumas pessoas tem a oportunidade de aprender desde cedo a apreciar e trabalhar com as artes plásticas, como Victor Ferreira Sieczko, 26 anos, estudante de design industrial, filho de artesão e artista nas horas vagas. Victor explica que o gosto por trabalho artesanal, veio de influência do pai, e que por conta da experiência, tem mais facilidade para trabalhar na confecção dos bonecos. “A oficina é uma oportunidade para desenvolver meus conhecimentos e aprender novas técnicas. Nunca tinha feito um boneco articulado, essa é a primeira vez, estou gostando muito. Batizei o meu boneco com o nome Terrine du Fromage – Le Terrible”. Conta Victor com um sorriso de satisfação.

Fotos: SECOM/Itajaí
A oficina faz parte do projeto de extensão Teatro Didático da UNESP, de São Paulo, ministrada pelos acadêmicos do 5º ano do curso de Licenciatura em Arte-Teatro, Caio Ceragioli de 25 anos e Pedro Cobra de 22 anos. O curso é gratuito, com duração de 12 horas,encerrou nesta terça-feira (03), com entrega de certificados. É a primeira vez que o grupo participa do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, experiência que está sendo muito valiosa e produtiva. “Estamos trabalhando com a manipulação do boneco articulado, feita em grupo. Assim conseguimos criar cenas através dos sentidos que atribuímos a cada gesto do boneco”, explica Caio.

No último dia da oficina, os alunos aprenderam a trabalhar em equipes de três pessoas, para movimentar o boneco. Além disso, outro aluno fica em frente do boneco, para reproduzir os movimentos realizados e ver se as ações executadas pelo boneco são as que realmente o grupo pretende. “Dessa maneira, mostramos como os bonecos podem expressar felicidade, medo, tristeza, entre outros sentimentos, através de gestos e movimentos. Além disso, orientamos os alunos a trabalhar com um roteiro de ações, que auxilia na produção e criação de cenas” fala Pedro Cobra, ministrante da Oficina.

Nesta quarta-feira (04) inicia uma nova oficina de Produção e Gestão de Grupos Teatrais. Quem ministra é Rogério Mesquitta do Grupo Bagaceira. As vagas para a oficina já encerraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário