Críticos

Conheça os profissionais que são responsáveis pela discussão crítica durante o festival:

Dâmaris Grün

Possui graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde concluiu o curso de Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro (2011). Em 2010 estagiou como pesquisadora de artes cênicas para o Arquivo da Companhia Walter Pinto, na FUNARTE/CEDOC. Atriz formada pelo curso de Formação de Atores do Centro Universitário da Cidade (2003). Realizou workshop com o professor/diretor Valentin Teplyakov da Academia Russa de artes Cênicas (GITIS) sobre o Método das Ações Físicas de Stanislavsky; com Aline Borsari sobre “A iniciação ao Método de trabalho do Théâtre du Soleil” e Sérgio Siviero sobre a “Atuação e investigação criativa do ator a partir dos métodos desenvolvidos pelo Teatro da Vertigem”. Colaboradora desde 2008 da Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais QUESTÃO DE CRÍTICA. Pela revista faz a curadoria do Encontro Pensamento da ocupação artística Complexo Duplo, no Teatro Gláucio Gill, no biênio 2011/2012. Produziu o 1º e o 2º “Encontro Questão de Crítica”, ambos patrocinados pelo FATE, sendo a segunda edição em parceria com o SESC Copacabana. O “Encontro Questão de Crítica” é um evento anual da revista que tem como proposta colocar a crítica em debate, a partir de diferentes perspectivas. Os temas escolhidos para cada mesa-redonda são pertinentes à atualidade e aos questionamentos feitos à crítica no contexto contemporâneo das artes, principalmente – embora não exclusivamente – das artes cênicas.

Produtora executiva do espetáculo teatral “Depois da queda”, uma realização do Complexo Duplo com direção de Felipe Vidal, que cumpriu temporada em Brasília e no Rio de Janeiro em 2012. Atualmente faz a produção executiva de “Garras Curvas + Nenhum” recente trabalho do Complexo Duplo em cartaz nos meses de junho e julho na Sala Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.


Humberto Giancristofaro

É mestre em Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, formado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, completou seus estudos em Filosofia da Arte na Universidade Paris VIII. Atua na área de pesquisa das teorias francesas de Estética contemporânea. Atualmente é sócio-colaborador da Questão de Crítica, revista de críticas e estudos teatrais e editor do selo Questão de Crítica da Editora Multifoco. É curador do Encontro: Pensamento no Teatro Gláucio Gil. Desde 2007 é pesquisador e roteirista do cartunista Ziraldo, já idealizou e escreveu diversas cartilhas e almanaques da Turma do Menino Maluquinho e do Sítio do Pica-Pau Amarelo para o Governo Federal em parceria com a Unesco. Escreveu e lançou o livro de filosofia Corpo sem Órgão em 2011 e o livro de ficção Persona Non Grata em 2008. Desde de 2010 Humberto se dedica a escrita de roteiros audivisuais, assinando o roteiro de O Infiltrado serie do History Channel, Hei de Torcer serie documentarial da ESPN, Parto Pelo Mundo serie da GNT, entre outros.


Mariana Barcelos

É crítica de teatro e atriz, cursando o último período de Teoria do Teatro pela UNIRIO. De 2008 a 2010 foi colaboradora do Fórum Virtual de Literatura e Teatro, da UFRJ, coordenado pela Profª. Drª. Beatriz Resende, no qual publicava críticas teatrais e textos os sobre eventos literários. A partir de 2010 escreve críticas para a Questão de Crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais. Publicou também, em 2010, no Idança.net. Trabalhou, em 2011, como pesquisadora para o @Dramaturgia – Antologia de Novas Escritas Cênicas, com a curadoria da Prof.ª Dr.ª Beatriz Resende, consultoria dos Profs.º Drs.º Heloísa Buarque de Hollanda e José da Costa, e da diretora e autora de teatro Cristiane Jatahy. Estreou em agosto de 2011 no Espaço Cultural Sérgio Porto, a peça Sem Falsidades, com direção de Marcio Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário